quinta-feira, 25 de abril de 2024

Faturamento do Polo Industrial do Amazonas deve crescer 8,9% em 2024 segundo estudo do CIEAM

Dentro da Indústria de Transformação, o maior aumento no início deste ano ocorreu no setor de Equipamentos, que quase dobrou sua produção, atingindo uma alta de 85,7%
A economia do Amazonas iniciou 2024 com um desempenho fortemente positivo. Todos os indicadores apresentam um cenário favorável para as indústrias da região neste ano. De acordo com o estudo PEA (Painel Econômico do Amazonas), levantamento realizado pelo CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), com informações relevantes sobre a atividade da ZFM (Zona Franca de Manaus), a economia do Estado deve crescer 2,89% em 2024, com um aumento de 8,9% na produção das indústrias da região.
“Nossa expectativa é que o faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) acumule um valor de R$ 188 bilhões neste ano, se os problemas com a Grande Seca de 2023 não se repetirem”, prevê Luiz Augusto Rocha, presidente do CIEAM.Dentro da Indústria de Transformação, o maior aumento no início deste ano ocorreu no setor de Equipamentos, que quase dobrou sua produção, atingindo uma alta de 85,7%. O setor de Bens de Informática, com alta de 73,2% na atividade das indústrias, também é destaque pelo desempenho no volume de produção e no acréscimo de empregos, com expectativa que 2024 seja melhor do que 2023 em produção, faturamento e empregos.
“Entre os grandes setores produtivos do Estado, o de Bens de Informática foi a área com menor desempenho em 2023. Felizmente, iniciou o ano com expectativa que se junte ao setor de Duas Rodas para fazer de 2024 um ano positivo em todos os aspectos”, explica o presidente do CIEAM.
Empregos
Os empregos na região também estão em crescimento. O recorde esperado de 500 mil empregos formais, superado em dezembro de 2023, foi novamente superado em janeiro deste ano, atingindo o número de 518.157 postos formais de trabalho, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Com 127.227 vagas, a Indústria de Transformação registrou um recorde para os últimos nove anos. O acréscimo de 1.065 vagas no estoque de empregos da Indústria foi quase idêntico ao de Serviços, com ambos explicando o acréscimo no estoque geral do Amazonas em janeiro de 2024 em relação ao mês anterior. Os empregos da Indústria elevaram-se particularmente no setor de Bens de Informática, cujo acréscimo líquido de 362 contratados reforça o otimismo para 2024. No setor de Indústria Alimentícia, o incremento de 225 contratados indica possível surpresa positiva para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário