terça-feira, 20 de junho de 2023

Projeto Lupa do Bem lança e-book para ajudar ONGs e projetos sociais na captação de recursos

As organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil (OSCs) desempenham um papel fundamental na solução de diversos problemas sociais e ambientais. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 815 mil instituições do terceiro setor em atividade. No entanto, a grande maioria ainda enfrenta desafios significativos, principalmente em relação a financiamentos e sustentabilidade financeira. A última pesquisa da Doação Brasil mostra, por exemplo, que o percentual de doadores para organizações e iniciativas socioambientais encolheu de 46%, em 2015, para 37%, em 2020. Além deste cenário, a falta de acesso à informação clara e objetiva e conhecimento de como desenvolver estratégias de captação de recursos para suas iniciativas é um dos gargalos. Pensando nisso, o Projeto Lupa do Bem, da Sherlock Communications, lança o Guia de Mobilização de Recursos, um e-book voltado para orientar as organizações na busca por fontes de captação de recursos. A publicação, disponível no portal https://lupadobem.com/guia-de-mobilizacao-de-recursos/, traz dados sobre doações no país, orientação acerca de um planejamento contínuo, a importância de uma comunicação de valor e o mapeamento das fontes de captação. Um e-book que aborda desde a elaboração de um plano de captação de recursos até o uso de tecnologia e marketing para alcançar potenciais doadores. Um trabalho que durou três meses, desde a pesquisa até a divulgação, envolvendo profissionais de comunicação, captação e design. O e-book, segundo explica Fabiana Moreno, coordenadora de PR da Sherlock Communications, surgiu da falta de apoio e, muitas vezes, conhecimento, que pequenas organizações ou projetos têm sobre o tema e como podem ampliar sua atuação. “Existem diversas estratégias que as ONGs e OSCs no Brasil podem adotar para captar recursos de forma eficiente e sustentável. A captação pode ser realizada com diversas estratégias, como a busca por doações individuais e corporativas, além de eventos de arrecadação de fundos. É importante que essas organizações estabeleçam metas claras e definam um plano de ação detalhado para alcançá-las. Com o lançamento do e-book, nosso objetivo é ajudar instituições a localizar em que momento estão e qual a melhor estratégia a seguir”, detalha Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário