Neste mês, a Cidade Center Norte divulga a segunda edição do relatório anual de sustentabilidade do complexo. Entre as evoluções, destaca-se projetos robustos em prol de geração de renda, empreendedorismo e gestão de resíduos. Impactando mais de 1800 pessoas por meio desses projetos, o relatório ressalta o forte trabalho da organização social em prol do desenvolvimento sustentável da Zona Norte de São Paulo. Com fluxo de mais de 50 mil pessoas por dia em seus corredores, os três empreendimentos da Cidade Center Norte (Expo Center Norte, Lar Center e Shopping Center Norte), adotaram uma solução 360º para engajar funcionários, lojistas, promotores e clientes a darem um novo significado para os mais de 1630 toneladas de resíduos gerados nas praças de alimentação, restaurantes, lojas e pavilhões de eventos do complexo. Com este cenário e pensando em uma solução eficaz para engajar toda cadeia e promover um impacto positivo na sua rede de atuação, foi criado o Projeto Resíduo Zero. No dia a dia do Expo Center Norte, a agenda de eventos contribui para uma grande geração de resíduos, proveniente por exemplo da montagem de estandes, que utilizam papelão, plástico e madeira. Por meio de um parceiro, os resíduos são adequadamente separados por meio de uma tecnologia de segregação óptica e encaminhados para a correta destinação: os secos são entregues a cooperativas de reciclagem ou a empresas cimentícias, que os utilizam no reaproveitamento energético em alto-fornos. Com esse trabalho, o Expo Center Norte, em parceria com os promotores dos eventos, não destina mais resíduos a aterros sanitários, garantindo a máxima circularidade e evitando impactos ambientais pelo descarte incorreto. Para engajar os clientes finais, uma forma eficaz que o Shopping Center Norte e o Lar Center encontraram de reaproveitar itens descartados a larga escala, como o cigarro, foi espalhar estrategicamente ‘bituqueiras’ nos empreendimentos. Por meio dessa iniciativa, mensalmente, mais de 13 mil unidades são captadas e recicladas, gerando matéria-prima para a produção de 190 folhas sulfites e evitando a contaminação de seis mil litros de água em média por mês. Já para públicos internos, a estratégia adotada foi por meio de uma campanha de conscientização e engajamento com lojistas para manuseio e separação cuidadosa de resíduos, estabeleceu-se um novo caminho para as mais de 73 toneladas de restos de alimentos triados na praça de alimentação e de sobras da cozinha, na reutilização dessa matéria como adubo orgânico. Parte deste material é destinado para compostagem interna ou externa, por meio de parceiros qualificados, e/ou utilizada na Horta Orgânica, localizada no estacionamento do Shopping Lar Center. Por meio da horta, 13 toneladas de restos de alimentos e mais de 1.700 pessoas da comunidade do entorno tiveram acesso à alimentos e refeições de qualidade. Ainda, com o restante dos resíduos que são recicláveis, manuseados por meio da Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), foram comercializadas mais de 665 toneladas de materiais recicláveis como alumínio, garrafas PETs e papéis, convertendo em mais de R$470 mil investidos em projetos de geração de emprego e renda no entorno dos empreendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário