“Temos de dar continuidade às vitórias do povo. Dez anos é muito pouco, mas o que se fez em dez anos é significativo”. Esta foi a fala do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, que deu o tom ao afinado concerto da Conferência Estadual do PCdoB - “Avançar nas mudanças no Brasil e na Bahia”.

Presidente Renato Rabelo fala para uma auditório repletoCom a presença de 378 delegados estaduais de 320 municípios baianos, parlamentares federais, estaduais e municipais e ainda destacados quadros do PCdoB e de outros partidos, a legenda partidária mais antiga do Brasil demonstrou toda a sua pujança durante a Conferência Estadual da Bahia, realizada nos dias 5 e 6 de outubro no Hotel Fiesta, em Salvador.
As conferências estaduais acontecem em todo o País, como clímax das conferências municipais realizadas com o objetivo de organizar a militância do partido para participação no 13º Congresso Nacional, a se realizar no período de 13 a16 de novembro próximo. Na Bahia, a etapa preparatória mobilizou 12.208 militantes em 330 conferências municipais.

População indígena aposta no poder de transformação do PCdoBPartido da diversidade
Em terras baianas, o partido que melhor representa os anseios das massas refletiu toda a diversidade que caracteriza o caudilho cultural da terra batizada por Gregório de Matos como “mãe universal”. Na abertura do evento, viam-se circular pelo lobby do hotel índios Pataxós, músicos, dirigentes de tradicionais times de futebol, militantes sindicais e a juventude socialista em peso, matizando o evento com cores que só se veem na Bahia.
Na manhã do sábado (5), o presidente do PCdoB-BA, deputado Daniel Almeida, abriu os trabalhos. Em sua fala, o parlamentar citou o aniversário de 25 anos da Constituição Federal de 1988, destacando a participação dos constituintes Haroldo Lima e Péricles de Souza. Daniel reconheceu os avanços da Carta Magna do Brasil, mas também apontou suas limitações e clamou por mais mudanças. “Temos o direito de sonhar e vamos continuar sonhando para avançar nas mudanças”, disse.
Após a apresentação do presidente, a secretária estadual de Organização, Daniele Costa, leu a proposta de regimento interno, que foi aprovada pelos delegados presentes. Daniele acentuou o caráter histórico da conferência e o papel do PCdoB na democratização do País. “A realização desta conferência é um feito para um partido de 91 anos. Nós somos o partido que mais perdeu militantes em função das ditaduras”, rememorou. 
Alice deconstroi mitos conservadores que tantam macular a história dos comunistasEmancipação dos povos
Já a deputada Alice Portugal destacou o papel da conferência na garantia dos objetivos do PCdoB. “Não devemos nos afastar do nosso objetivo fundamental, que é lutar pela emancipação dos povos, pela garantia de liberdade do povo brasileiro, lutar para que possamos efetivamente erguer os trabalhadores e os mais pobres a uma condição digna que fortaleça a sua condição humana, para que possam erguer-se em luta na defesa dos direitos e pela igualdade”, defendeu.
Ao orientar os participantes para que estudem o Estatuto do PCdoB, a deputada lembrou que o partido respeita a liberdade religiosa dos seus filiados e que a ideia equivocada da repressão comunista aos credos religiosas remonta à Revolução Russa, quando os czares se valiam da Igreja Ortodoxa para oprimir o povo, o que levou os comunistas de então a combaterem a religião. “Comunista não come criancinha, mas luta para que mais criancinhas comam”, brincou a deputada, referindo-se a mais um mito que ideologias conservadoras difundiram historicamente na patrulha contra o regime socialista.

Contemporâneos dos tempos de faculdade, Alice e Gerônimo agora são correligionáriosO PCdoB É d’Oxum

Um dos pontos altos da manhã foi o anúncio da filiação do músico e compositor Gerônimo ao PCdoB. A convite da deputada Alice Portugal, o músico passou a integrar os quadros do partido. Contemporâneo de Alice na Ufba, Gerônimo recordou os tempos da militância estudantil, quando era estudante de música e acobertava Alice Portugal, que, perseguida por agentes da ditadura, pulava o muro da Faculdade de Farmácia para se abrigar na Escola de Música. Gerônimo declarou a sua satisfação em estar no PCdoB e emocionou a todos cantando o Hino da Bahia. “É uma honra para mim participar do PCdoB”, disse o compositor de É d’Oxum.
O vereador de Santa Cruz de Cabrália, cacique Aruã, declarou que o PCdoB é o partido que mais respeita as populações indígenas, com mais de 130 índios filiados na Bahia. “O partido é um partido de todos, pela democracia e contra a ditadura. Enquanto indígena, vou estar somando nesse partido, para garantir os nossos direitos. Não somos inimigos, somos cidadãos brasileiros e também merecemos participar da política; tem espaço político para todos”, foram as palavras do chefe indígena, que também é presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia.


Presidente defende ação articulada en frente tripartiteArticulação tripartite
Em uma fala consistente, pontuada por referências teóricas, histórias e práticas, o presidente Renato Rabelo falou sobre a necessidade de articulação entre as frentes político-eleitoral, de massas e de ideias. “A força do PCdoB está na articulação entre essas três frentes. O PCdoB tem caráter e identidade. Somos um partido permanente, que não aparece só em épocas de disputa de eleições. O nosso projeto é o projeto do partido, é isso que caracteriza o PCdoB. Nós alcançamos uma etapa importante nesses dez anos, mas precisamos saber como avançar. Dez anos é muito pouco, mas o que se fez em dez anos é significativo”, disse, ao afirmar que o PCdoB pretende eleger cerca de 20 parlamentares federais em 2014.
Rabelo alertou para a necessidade de se manter a coalizão de forças de esquerda para o embate de 2014, a fim de dar continuidade ao projeto progressista atualmente em curso no País. Em sua análise política, o presidente da legenda comunista defendeu a ideia de que e reeleição da presidenta Dilma Rousseff é a única alternativa para se manter as conquistas sociais da última década. “Não podemos permitir o retrocesso de ver os tucanos de volta ao poder. Temos um importante embate em 2014 e precisamos conquistar outra vitória para o povo. A menos que surja uma terceira opção, que defenda os interesses dos cidadãos brasileiros, a reeleição de Dilma é a única coisa capaz de garantir isso”, asseverou.

Governador Jaques Wagner se compromete com as metas do PCdoB para 2014Comprometimento
Ainda na tarde de sábado, o governador Jaques Wagner prestigiou o PCdoB, declarando que a sua iniciação política se deu nesse partido. Ex-dirigente sindical, Wagner reforçou o caráter programático da legenda, reiterando a fala de Renato Rabelo. “O PCdoB traz a marca de ser um partido programático, que faz política no dia a dia, mas com um horizonte de transformação”, afirmou, ao se comprometer em contribuir “objetivamente, para que o PCdoB atinja as metas para 2014”.
Na manhã de domingo, os conferencistas retomaram os trabalhos, dessa vez com os objetivos de, além de discutir as teses do Congresso Nacional, eleger a delegação que irá representar a seção Bahia da legenda no 13º Congresso Nacional e a nova direção do comitê baiano. Os petistas José Sérgio Gabrielli, secretário de Planejamento, e Otto Alencar, vice-governador, dividiram a mesa com os comunistas no segundo dia do evento, reforçando a coalizão de esquerda na Bahia.

Daniel quer três deputados federais e cinco estaduais em 2014Os trabalhos foram encerrados após a apuração da votação que reconduziu Daniel Almeida à presidência do partido na Bahia e deu posse aos 60 dirigentes do Comitê Estadual para o próximo biênio.
Daniel ressaltou o caráter coletivo da missão de presidente e reforçou a intenção do PCdoB de ampliar a sua participação nos parlamentos estadual e federal, e também em governos municipais e no estadual. “A tarefa é do coletivo, mas nos vamos assumir com vigor esta tarefa. São muitos os desafios, mas nós vamos eleger três deputados federais e pelo menos cinco deputados para a Assembleia Legislativa”, assegurou, dando como encerrada a Conferência Estadual do PCdoB na Bahia.

0 Comentários