O candidato a prefeito Vane do Renascer disse estar aberto a receber a colaboração dos médicos e profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para que a cidade volte a ser referência na prestação de serviços de Saúde no estado. Vane participou do Encontro pela Saúde, no auditório da Provedoria, nesta quinta-feira, 27, quando foi sabatinado por funcionários da instituição sobre políticas públicas para o setor e o atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidade.
No evento, o candidato da coligação Na Frente Para Itabuna Mudar afirmou que vai trabalhar para a recuperação da capacidade de funcionamento das unidades básicas de saúde do município. Vane também disse que junto ao Ministério da Saúde lutará pela implantação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas para diminuir o fluxo de pacientes que atualmente sobrecarrega os hospitais de Base Luis Eduardo Magalhães, do município, e o São Lucas, da estrutura da Santa Casa.
Vane afirmou que convidou a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e as instituições de ensino superior para cooperar nas propostas do Plano de Governo para a Saúde e Educação, que serão as áreas de maior atenção de sua gestão. “Vamos buscar a excelência na gestão pública e executar uma gestão austera, transparente e de combate a qualquer abuso na utilização dos recursos públicos. Só assim poderemos direcionar os recursos financeiros para áreas onde devem ser empregados em favor das pessoas”, garantiu.
O candidato disse que pretende estreitar a parceria do município com a Santa Casa de Misericórdia em reconhecimento à excelência dos profissionais e dos serviços que a instituição presta à Região Cacaueira. “Queremos ampliá-la no que for possível. Para isso, precisamos fazer um diagnóstico com a cooperação de todos. Com o retorno do comando único da Saúde e dos recursos financeiros acredito que possamos recuperar a capacidade da atenção básica e da média e alta complexidade, inclusive rediscutindo a pactuação com os municípios”, comentou Vane.
Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna conta com 1,6 mil funcionários para a prestação de serviços de Saúde nos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas. A instituição se ressente de uma dívida de mais de R$ 5 milhões da prefeitura, que está sendo cobrada na Justiça. Além disso, acumula um déficit mensal em torno de R$ 3 milhões e defasagem no seu financiamento. “Sendo eleito, vamos ter muita atenção com esta instituição pela dedicação de seus profissionais com a Saúde das pessoas”, disse Vane.

0 Comentários