quarta-feira, 5 de junho de 2024

ALBA EXPÕE JOGOS SUSTENTÁVEIS CRIADOS PELOS ESTAGIÁRIOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO

Os trabalhos, que serão doados a instituições de caridade, ficarão na Casa até a próxima sexta-feira (7)
Foto: CarlosAmilton/AgênciaALBA.
Xadrez, damas, memória, totó, ludo, boliche e outros jogos lúdicos, construídos com materiais recicláveis pelos estagiários da Escola do Legislativo, estão em exposição no Espaço Cultural Josaphat Marinho da ALBA, de segunda (3) a sexta-feira (7), em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Intitulada Jogando Verde, a mostra é resultado de uma oficina através de uma parceria entre o ALBA Verde e o projeto Arte de Criar e Imaginar com Responsabilidade Socioambiental, do Programa de Estágio da Escola do Legislativo. Os jogos expostos serão doados a instituições de caridade. Uma das responsáveis pela iniciativa, Juliana Melo, do Departamento de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, explicou o processo da oficina, que começou com uma palestra sobre a ALBA Verde e os princípios básicos de educação ambiental, seguindo da produção e a sua socialização dos jogos – envolvendo noções de oratória na apresentação do trabalho -, culminando com a exposição no espaço cultural da Casa. “A ideia foi despertar a imaginação dos estagiários para o reaproveitamento do que iria para o lixo criando jogos interativos. Assim, uma gaveta velha virou totó, papelão virou jogo de memória, garrafas pet viraram boliche, isopor e tampinha viraram ludo, xadrez, dama e outros jogos”, colocou. Segundo Raíssa Lemos, do Programa de Estágio da Escola do Legislativo, o projeto procurou promover o desenvolvimento da consciência e responsabilidade ambiental, por meio de trabalho em equipe, “um projeto de integração que levanta a questão da sustentabilidade, da importância de se pensar no meio ambiente”.
DESPERTAR
Feito com isopor e tampinhas de garrafa, o ludo foi construído e pintado pela dupla Larissa Coelho e Giovana Nascimento, que consideraram a experiência maravilhosa. Para a última, foi uma atividade prazerosa trabalhar com o desenho e a pintura, “mas principalmente foi um despertar, porque eu sou muito consumista, e depois desse trabalho aprendi que tem muitas coisas que a gente pode olhar com outro objetivo, reutilizando e ajudando o meio ambiente”.
Satisfeita com o resultado do trabalho, a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, elogiou a criatividade e a parceria entre os dois programas. “Os jogos ficaram muito legais, os meninos adoraram participar, desenvolveram não só a questão do trabalho em grupo, mas a criatividade, e isso vai ajudar tanto o meio ambiente, quanto as crianças que vão receber os brinquedos. Uma ideia muito boa”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário