sexta-feira, 24 de maio de 2024

ZÉ RAIMUNDO FONTES SUGERE COMENDA 2 DE JULHO PARA DOREEDSON PEREIRA

Deputado Zé Raimundo Fontes (PT)
Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA
O deputado Zé Raimundo Fontes (PT) apresentou projeto de resolução na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) propondo a concessão da Comenda 2 de Julho ao empresário e fundador do projeto Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira. Segundo o parlamentar, seu Dorinho, como é conhecido o homenageado, “reúne atributos e feitos que transcendem à sua trajetória individual e se inserem em contextos muito mais abrangentes, merecendo destaque a motivação social para entrega desta comenda, pois seu caminho está carregado de interesse coletivo e público”.
Nascido em 8 de maio de 1973, no distrito de Alegre, situado no município de Condeúba, Doreedson é filho de Joventino José Pereira e Maria Ribeiro (Liquinha). Tem oito irmãos e é casado com Cristiane, sendo pai de duas filhas, Maria Eduarda e Ana Beatriz. De acordo com Zé Raimundo, aos 14 anos, ele saiu de seu torrão natal com destino a Ribeirão Preto (SP), em busca de oportunidades para a construção de um futuro melhor para si e sua família. “Exerceu diversas atividades até lograr êxito e, com muito esforço, trabalho e dedicação, tornou-se um empreendedor de sucesso e um homem reconhecido na cidade paulista, por contribuir com o desenvolvimento social e econômico local”, disse o deputado.Ainda segundo o legislador petista, Dorinho, após se consolidar como empresário na área de serviços de saúde, reuniu-se com amigos, em 2000, e montou a primeira edição dos Voluntários do Sertão, doando brinquedos e cestas básicas aos habitantes de sua cidade natal. “A cada ano, a ação crescia um pouco mais. A partir de 2006, o projeto passou a oferecer atendimentos médicos e odontológicos, além de pequenas cirurgias, palestras e distribuição de kits de saúde e higiene pessoal em diferentes cidades do sertão, tomando proporções ainda maiores”, explicou.
O parlamentar contou também, no documento, que o projeto Voluntários do Sertão, atualmente com sede em Ribeirão Preto (SP), tem a parceria de várias empresas, conta com voluntários de todo o território nacional e até mesmo de países vizinhos, em diversas áreas, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, dentistas, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e outros.
“Uma vez por ano, estes profissionais, coordenados por especialidades, promovem gratuitamente, durante uma semana, atendimentos, exames e procedimentos na área médica e odontológica. O mutirão também realiza palestras na área de psicologia e atendimentos previdenciários”, revelou Zé Raimundo, acrescentando que, desde sua criação, o projeto já teve mais de 3 mil voluntários e procedeu de forma gratuita em mais de 400 mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e sociais, melhorando a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O petista destacou que, paralelamente à atividade de filantropia e voluntariado, Dorinho tornou-se um bem-sucedido empresário na área de assistência à saúde e criou uma organização que oferece feiras de saúde em parcerias com estados e municípios e o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo os pacientes que necessitam dos serviços públicos de saúde.
“O sucesso e a eficácia desse projeto iniciado na Bahia é reconhecido nacionalmente, de modo que outras ações dessa natureza têm sido desenvolvidas em outros estados”, declarou Zé Raimundo. Ele revelou também que Dorinho está construindo um hospital oftalmológico no município de Vitória da Conquista, que atenderá pacientes do SUS, “oferecendo todos os serviços dessa área, do mais simples ao mais complexo”. A instituição receberá, segundo Zé Raimundo, o nome do irmão do homenageado, Agnaldo Ribeiro, como forma de homenagem póstuma.
“Nesse sentido, a concessão da Comenda 2 de Julho a este ilustre baiano é uma justa homenagem a alguém que já atingiu o reconhecimento de muitos segmentos da sociedade em todo o Brasil e no exterior, e o fazemos na certeza de estarmos expressando o desejo de seus familiares, amigos e de muitos daqueles que foram alcançados pelo trabalho social do Voluntários do Sertão… Condeúba e os demais baianos se orgulham da trajetória de Dorinho, que sempre teve em seu ideário de vida e ações práticas a solidariedade e o cuidado com a população carente”, concluiu o deputado Zé Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário