No contexto das comemorações pelo transcurso do aniversário de 50 anos do campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a instituição lançou o Projeto Memória, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a aspectos da história da Universidade.
O projeto é composto por depoimentos, em vídeo, de personalidades que viveram o processo de construção da Universidade, desde a origem como Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi). Hospedado na página eletrônica https://www2.uesc.br/50anos/#memoria, o primeiro testemunhal disponibilizado é do professor Antônio Joaquim Bastos da Silva, reitor no período 2004-2012. Outros depoimentos baseados na história da Uesc já foram gravados e serão adicionados à página. Entre eles, da professora e historiadora Janete Ruiz de Macedo, do diretor-geral da Fespi, professor Aurélio Macedo (1985-1988), das reitoras Renée Albagli de Almeida (1996-2004) e Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (2012-1019), e o reitor atual, professor Alessandro Fernandes de Santana.
O Projeto Memória Uesc também mostrará depois de servidores aposentados, a exemplo do jornalista Edivaldo Oliveira, do contabilista Niraldo Alves da Silva, entre outros. sobre a capacidade e força do nosso povo na criação de uma das mais importantes instituições do ensino superior da Região Nordeste.
Segundo o assessor de Comunicação, jornalista Jonildo Glória, todo o conteúdo do Projeto Memória ficará disponível no YouTube (uescoficial) para todos que desejarem conhecer a trajetória da nossa Universidade e como fonte de pesquisa para as futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário