A Academia de Letras da Bahia (ALB) lamenta informar que o Palacete Góes Calmon, sua sede, localizado na Av. Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador, foi mais uma vez alvo de arrombamento, furto e depredação, com sério prejuízo para seu patrimônio. O sinistro ocorreu na madrugada do dia 12 de abril, sexta-feira passada, em torno das 2h, conforme registrado pelas câmeras de segurança, que flagraram a presença de ao menos três pessoas na ação.
Neste episódio de invasão, estão entre os bens roubados uma TV com pedestal e uma câmera para videoconferência, além de fiação e refletores que ficavam na área externa. Juntos, estes equipamentos representam um prejuízo de mais de R$ 10 mil, sem contar os custos de reparos que precisarão ser feitos e dos objetos de valor artístico e histórico que tiveram danos irreparáveis.
No início de 2023, o local já havia sido vítima de uma série de furtos, notícia que ganhou notoriedade na mídia com matérias em jornais e TV. O Palacete Góes Calmon, exemplar da riqueza arquitetônica do centro antigo de Salvador, abriga o vasto acervo documental, fotográfico e bibliográfico da ALB e está em processo de tombamento tanto pelo Município de Salvador quanto pelo Estado da Bahia. É um edifício histórico, que guarda memória cultural da Bahia e do Brasil, merecendo proteção e atenção de toda a sociedade e poderes públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário