segunda-feira, 8 de abril de 2024

Roda de Diálogos mobiliza agentes públicos e representantes de organizações da sociedade civil

Agentes públicos e representantes da sociedade civil tiveram uma oportunidade única de receber respostas para os seus questionamentos e tirar as mais diversas dúvidas sobre a execução das parcerias com o Estado realizadas no âmbito do Mrosc, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O grupo participou nesta terça-feira (02.04), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, de mais uma edição da Roda de Diálogos MROSC.
Realização da Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco-Ba), a Roda de Diálogos é uma das atividades previstas no Plano Estadual de Capacitação e Formação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Pecaf/Mrosc). Nesta edição, o público alvo foram os parceiros envolvidos na execução de projetos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).A metodologia envolveu um levantamento prévio das principais dúvidas jurídicas e administrativas de servidores do SJDH e de representantes das organizações da sociedade civil parceiras do órgão. Durante a Roda de Diálogos MROSC, foi a vez de lideranças e especialistas da Saeb e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) darem uma devolutiva para as questões formuladas, abrindo espaço para o diálogo com a plateia presente. A partir daí, a proposta é sistematizar um documento que servirá de referência também para agentes envolvidos em projetos de outros órgãos estaduais.
“Eu acredito que todos nós, administração pública e organizações da sociedade civil, estamos passando por uma curva de aprendizado com o MROSC, e é preciso dar um salto para abraçar esta política de forma ainda mais efetiva”, afirmou durante o evento a diretora de Soluções em Gestão da Saeb, Juliana Galvão.
“O termo Roda de Diálogo remete a um espaço circular onde as pessoas se olham e se reconhecem; nesse sentido nosso objetivo aqui é fazer com que representantes do Estado e da sociedade civil se entendam e se conectem melhor, porque, no final das contas, todos nós queremos políticas públicas mais efetivas”, complementou a coordenadora de Modelos de Parcerias de Gestão da Saeb, Ivone Miranda.
Também participaram do evento, compondo a mesa de abertura, o chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, a procuradora da PGE Ivana Pirajá, o presidente do Confoco-BA, Tiago Muniz e Thaís da Silva, coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pelo Pecaf/Mrosc pela Saeb. Ainda durante a programação, destaque para as apresentações da vice-presidente do Confoco Nacional, Candice Araújo, e da vice-preseidente do Confoco-BA, Kelly Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário