quinta-feira, 4 de abril de 2024

Jornalista iraniano de TV de oposição ao regime é esfaqueado diante de casa em Londres



Londres – O jornalista iraniano Pouria Zeraati, apresentador do canal de TV Iran International, foi esfaqueado nesta sexta-feira quando saía de sua casa, no sul de Londres, para ir trabalhar. Ele foi internado para tratar os ferimentos e não sofre risco de morte. O canal, baseado em Londres, é crítico feroz do regime do Irã e fez uma extensa cobertura dos protestos que convulsionaram o país após a morte da jovem Mahsa Amini. Ela havia sido presa pela polícia moral por uso indevido do véu.O ato acontece na sequência de ameaças que levaram a Iran International a transferir suas operações para Washington durante seis meses em 2023, depois de alertada pela Scotland Yard sobre um plano para matar dois de seus apresentadores, que seria executado por membros da Guarda Revolucionária do Irã. Jornalista esfaqueado em Londres não era um dos ameaçados
Pouria Zeraati, que apresenta o programa Last Word da Iran International, não estava entre os apontados como alvo do plano de assassinato revelado pelas autoridades britânicas na época. Os jornalistas visados eram Fardad Farazhad e Sima Sabet.
Em fevereiro de 2023, após a prisão de um homem nos arredores da redação, a Iran International deixou seu antigo prédio e retornou a Londres em setembro em um outro local mais protegido, seguindo orientações de segurança da Scotland Yard. O homem foi condenado a três anos e meio de cadeia. O ataque a Pouria Zeraati está sendo investigado por forças antiterrorismo, conforme comunicado da Sctotland Yard: 
Em fevereiro deste ano, o Reino Unido aplicou sanções a uma unidade da Guarda Revolucionária Islâmica e a sete pessoas acusadas de “ameaça representada pelo regime do Irã, que procura exportar a repressão, o assédio e a coerção contra jornalistas e defensores dos direitos humanos”.
Os atingidos pela medida são membros da Unidade 840 do Corpo da Guarda Revolucionária (IRGC, na sigla em inglês), que tinham sido denunciados em dezembro em uma reportagem investigativa da emissora ITV como responsáveis pelo plano de assassinato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário