terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
O Restaurante Nordeste a Mesa homenageia no Dia Internacional da Mulher, autoras nordestinas, com poesia e cardápio típico do sertão
O Restaurante Nordeste a Mesa, homenageará autoras nordestinas, com poesia e cardápio típico do sertão. Em 08 de Março de 1917, um número expressivo de mulheres operárias, expostas a longas jornadas de trabalho, salários mais baixos que os dos homens, e que não tinham direito ao voto, organizaram uma grande manifestação na Rússia em um evento que ficou conhecido como “Pão e Paz”, por que também combatiam a Primeira Guerra Mundial. Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas), reconhece e institui a data deste evento como o Dia Internacional da Mulher.
No Brasil, a Lei Maria da Penha, instituída em 07 de Agosto de 2006, criou mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica, assim batizada, homenageando a farmacêutica que sofreu violência do marido durante anos.
A mulher nordestina
As mulheres brasileiras são alegres, sensuais, vaidosas e resilientes, encontrando na mulher nordestina, uma de suas mais fortes representações populares. Figura inspiradora dentro da cultura brasileira, ela carrega consigo uma força que reflete sua história, lutas e conquistas. A mulher nordestina é símbolo de coragem e determinação, enfrentando desafios e superando obstáculos com a sua garra inabalável, sendo muitas vezes a responsável em manter a estrutura familiar quando o marido se ausenta. No dia 8 de Março se comemora também o nascimento de Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita, esposa de lampião, o Rei do Cangaço.
Poesia e culinária e nordestina no Nordeste a Mesa
A cultura nordestina é rica e diversificada, ocupando a mulher um papel privilegiado na sua preservação e transmissão ás gerações futuras, através do artesanato, culinária, música e das festas populares, mantendo viva a identidade cultural do Nordeste. Apostando mais uma vez no valor destas tradições, o Restaurante Nordeste A Mesa, traz no dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, um recital de poesias e textos com a interpretação da atriz Whintney Polato, que também é dramaturga e roteirista.
Das 12h às 14h, o espectador poderá ouvir textos de Raquel de Queiroz, Socorro Acioli, Isabel Nascimento, Auritha Tabajara e Jarid Arraes. A direção e escolha dos textos ficaram com Silvio Tadeu, fundador da Companhia Ágata de Artes e a realização é da Trinca Produtora, responsável por inúmeros projetos culturais em São Paulo. A entrada para assistir ao recital é gratuita e o espectador pode ainda saborear o cardápio do local, com opções de pratos baseados em receitas da culinária do sertão nordestino como o Baião de Dois e a Carne de Sol Serenada, quem afirma é o chef Francisco de Souza Carneiro, também nordestino e idealizador do espaço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário