Baiano de Itacaré, o professor Fernando de Oliveira Titular e Diretor do Departamento em Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), lança livro crítico sobre as relações entre a Mídia e o Mercado, demonstrando como essa articulação se transformou em uma poderosa máquina de produção de riqueza e de transformação de valor cultural e simbólico em valor econômico, confirmando aquela máxima de Muniz Sodré quando afirma: “a mídia é a boca do capital”.
Segundo o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-São Paulo) e Doutor em Ciências da Comunicação, Norval Baitelllo Jr, que prefacia “A Mídia e a Ordem Sancionada”, livro de autoria de Fernando Oliveira, trata-se de “um dos mais lúcidos guias para os tempos de incerteza nos quais vivemos. Reúne rotas, mapas, pistas, autovias invisíveis aos olhos cansados dos viajantes que somos todos nós”, desvendando o mecanismo de produção e disseminação dos discursos de ódio em nossos dias.
Os mecanismos do mercado e da mídia, atuam como instâncias de produção e consagração de valor – transformando o valor cultural e simbólico em valor econômico. São espaços de luta por hegemonia dos agentes e atores sociais em disputas pela disseminação e validação das narrativas, para a reprodução do poder político, do poder econômico e do poder simbólico. A mídia exerce um papel crucial com sua atuação ritualística e sistemática na fixação das crenças e das imagens simbólicas, para a regulação da ordem social em nossos dias.
O professor Fernando Oliveira foi pioneiro nas reflexões sobre uma economia política e uma semiótica da mídia e das redes sociais – do X (ex-Twitter), Facebook, Instagram. Whatsapp e do instagram, quando afirmava que se tratava de um poder global de grande alcance e com potencial para nos devorar a todos, com suas imagens e narrativas portadoras de promessas mirabolantes.
O livro será lançado no dia 26 de janeiro, no Movimento Flicafé, no 2º piso do Shopping Itaigara, em Salvador, a partir das 16h.
Fernando Oliveira lembra que o livro foi escrito entre Brasília, São Paulo, Salvador, Ilhéus e finalizado em Itacaré, no mês de outubro. “Como bom baiano, na virada do ano sempre jogava flores no mar pedindo forças para avançar e concluir o livro. Na virada de 2023 para 2024 não vou precisar fazer este pedido, porque o livro agora está aqui”, declarou o autor.
Ele é Professor Titular e Diretor do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de Professor da Pós-Graduação em Gestão Cultural, onde ensina Economia da Cultura e Economia Criativa. Bacharel em Economia pela UCSal, Mestre em Economia pela UFBA e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, período no qual foi professor da Universidade Mackenzie, FAAP, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC São Paulo. Também foi Gerente de Cooperativismo do Banco do Brasil e Produtor Cultural do CCBB São Paulo, além de ter coordenado a Assessoria de Imprensa do Banco em São Paulo.
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