sábado, 8 de julho de 2023

Ausência de dentes pode trazer riscos à saúde

Diariamente, milhares de pessoas se deparam com a perda de um dente. São vários os motivos que ocasionam o problema: traumas, má higiene bucal, doença periodontal (infecção bacteriana que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes) até a ingestão excessiva de açúcar e alimentos ácidos. Além disso, algumas doenças, como câncer, HIV e distúrbios autoimunes, podem levar a um enfraquecimento com consequente queda dos dentes. Mas não só: tombos e lesões durante a prática de esportes também podem ter o mesmo desfecho. Independentemente de qual for a causa, é importante procurar o dentista para realizar a reabilitação oral. “A falta de um ou de vários dentes impacta demais na saúde bucal do paciente, levando desde a dificuldades na mastigação e na fala até dores de cabeça tensionais e problemas gástricos”, diz Fábio Guerra, Cirurgião Dentista especializado em Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “E quanto mais a pessoa esperar para substituir um dente perdido, maior será o risco estético e funcional”, completa. Felizmente, existem diversas opções de tratamento para a substituição de um ou mais dentes perdidos, como implantes dentários, próteses totais e próteses fixas, sendo que os implantes são, hoje, a melhor solução. E eles não restauram apenas a estética da região. Além da aparência, os implantes restituem plenamente toda a funcionalidade dos dentes naturais. Veja, a seguir, os principais problemas que podem ser ocasionados pela falta de dentes.
1) Prejuízos na mastigação e fala. A falta de dentes inibe toda a mecânica do processo da alimentação, podendo até mesmo levar a desordens digestivas.
2) Sorriso desalinhado. Quando ocorre a perda de um dente, surge uma lacuna em seu lugar e os elementos adjacentes se movem em direção ao outro para preencher esse espaço.
3) Reabsorção Óssea. Os ossos que sustentam os dentes mantém esta estrutura por meio dos estímulos constantes, dados pelos dentes durante a mastigação. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário