A entrega da Comenda Otaciana Pinto valoriza um tripé que destaca Itabuna entre as cidades do interior baiano: Saúde, Educação, Comunicação. A edição deste ano seguiu essa linha. "Tivemos a oportunidade de homenagear mulheres tão importantes na nossa cidade, na nossa região. Uma representatividade do tamanho que vocês têm", afirmou o presidente da Câmara, vereador Erasmo Ávila (PSD), durante da solenidade. Na linha de exaltar a força da internet na rotina das pessoas, ele indicou a influenciadora digital Paula Spínola, cujo perfil nas redes sociais tem mais de 75 mil seguidores. Ela foi representada no evento pela consultora de moda Simone Patez. A segunda indicada foi a médica Sílvia Pontes, que atua no Hospital Costa do Cacau e demonstra a importância do atendimento emergencial para salvar vidas. Vice-presidente do Legislativo, Sivaldo Reis (PL) trouxe entre as homenageadas a pastora Tânia Paiva, da Igreja Batista Renovada Despertai. Além da evangelização no bairro Maria Pinheiro e Alto da Conquista, ela se notabilizou no “QG” para amparar vítimas da enchente de 2021. O edil também homenageou a professora Maria de Fátima Simões Santos, autora de um trabalho com jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. “A professora Fátima atua para amenizar as consequências da desigualdade social”, diz a mensagem para conduzi-la ao palco.
Memória e reconhecimento - Já o primeiro secretário da Casa, Israel Cardoso (Agir), rendeu homenagem à saudosa radialista e assistente social Josefa Silva, mais conhecida como Edna Silva (i). A honraria foi recebida pelas filhas dela, Jaqueline e Jislaine Lopes. Ele também laureou a servidora pública Tânia Barreto, pelas ações sociais com o fundamental objetivo de ajudar o próximo.
Francisco Santos (PSD), segundo vice-presidente, indicou as enfermeiras Jaimeire Pessoa (especialista em saúde coletiva, urgência e emergência) e Sony Silva dos Santos (Supervisora da Atenção primária à saúde). O segundo-secretário, Luiz Júnior (DC) laureou a enfermeira Patrícia Couto Macedo, lotada no Hospital de Base, e a comerciante Adenildes Batista da Silva, que presta serviços sociais no Centro Espírita Bezerra de Menezes. A pedagoga Erivalda Cruz, lembrada pelo vereador Alex da Oficina (PTC), grifou: "Recebo a homenagem com grande satisfação, porque Itabuna é cheia de mulheres fortes; nada mais justo do que sermos homenageadas". Ao homenagear a representante comercial Maria Selma Moreira, Nem Bahia (PP) aplaudiu o poder da comunicação. Afinal, ela dá voz aos interesses da mesma empresa há 18 anos. "Estou muito feliz por ser escolhida", comemorou. Ele também levou ao palco Rosana Matos, pelo trabalho social junto a famílias carentes.
Mais homenagens - Na noite repleta de aplausos, Ronaldo Geraldo (PL) escolheu tornar comendadoras a médica Dione Japiassu, atuante nas áreas de geriatria, medicina do trabalho, segurança do paciente, urgência e emergência. Também a enfermeira Luciana Rodrigues Pinheiro, especialista em enfermagem obstétrica e auditoria de sistemas de saúde. O edil José Boaventura (Kaiá)/Avante rendeu homenagem à subsecretária de Saúde do município, enfermeira Lânia Peixoto. Diego Pitanga trouxe o nome da veterinária Marcela Andrade, fundadora da ONG a Bicharada. Dando Leone (PDT) indicou a delegada Sione Porto, com experiência também como professora universitária no curso de Direito. Representando o Executivo, o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro lembrou: "Temos em Itabuna diversas Otacianas; é importante reconhecer o seu brilho, a sua luta, a sua performance". Foto Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário