segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Sistema de drenagem de águas pluviais diminuiu impacto das chuvas torrenciais em Itabuna


Nesta segunda-feira choveu entre 20 e 30 milímetros em Itabuna, a partir das 11 horas, com o registro de alagamentos em toda a cidade, principalmente nos pontos onde esse tipo de problema era recorrente. Mas, apesar dos eventuais problemas causados a lojas e estabelecimentos comerciais, o sistema de drenagem funcionou bem e, em menos de 20 minutos, depois do pique das chuvas, por volta das 13h30min, as águas baixaram.O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Francisco de Sousa Lino Filho, afirmou que a fim dos alagamentos por tempo indeterminado, como no passado, é um sinal de que o serviço de microdrenagem, com a limpeza e desobstrução de galerias e da rede de drenagem pluvial, executado pela Prefeitura desde o ano passado, apresentou bons resultados. “Este serviço vem sendo feito rotineiramente, inclusive com a utilização de um caminhão suga-suga”, acrescentou.

Os alagamentos, com a intensidade das chuvas, podem ser observados nas avenidas do Cinquentenário – trecho entre o Jardim do Ó e a Praça Otávio -, Amélia Amado, Itajuípe, Aziz Maron, Mário Padre, Deputado Paulo Nunes – próximo à Estação Rodoviária – e Getúlio Vargas, no Mangabinha, e Juca Leão e Ilhéus, no centro, e na Rua Senhor do Bonfim, no Fátima. “Graças a Deus, mesmo com infortúnios para algumas pessoas, o escoamento das águas pluviais nestes locais foi rápido, inclusive sem causar danos ao fluxo de veículos,” comentou Sousa Lino. A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) distribuiu aviso pelas redes sociais informando que Itabuna está em Alerta Laranja. Por volta das 10 horas de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso “iniciando com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas”. E acrescentou: “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Segundo o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão até quinta-feira, dia 27, é de tempo chuvoso. Ele disse que na última noite, mesmo com intensidade pluviométrica, houve apenas um chamado para 199, referente a uma marquise que apresentou infiltrações, no Califórnia. “A estrutura estava com goteiras e alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava deteriorada”, explicou.
O diretor ressalta que do acumulado previsto, já choveram 17 milímetros na região sul do Estado, com destaque para Itabuna. No entanto, a chuva não está associada a enchentes. “A princípio é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”, afirma. Atualmente, Itabuna tem 32 áreas sob risco para deslizamento. Em setembro, a Defesa Civil apresentou um mapa com os locais mais vulneráveis e a importância de contenções. A recomendação é que a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou deslizamentos, o morador dele acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário