Nova Ferradas, Juracy Magalhães, Nova Califórnia, Nova Itabuna e Matadouro. Estas são algumas das áreas da cidade onde equipes da Prefeitura de Itabuna realizam serviços de melhoria. Em Nova Ferradas II, foi iniciada, esta semana, mais uma etapa da pavimentação a paralelepípedos de ruas no bairro. O trabalho começou pela Rua Santo Antônio e beneficiará ainda os moradores Travessa Nossa Senhora das Graças e Rua de Fátima. Já no bairro Nova Califórnia, no final da Rua Nestor Passos, está em fase de conclusão a terraplanagem da área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Estão feitos ainda aberturas de ruas, canalização de rede esgotamento sanitário e ligações domiciliares no Nova Califórnia e parte do Califórnia. Estão sendo investidos R$ 2.891.482,28, através do PAC 2 e R$ 374.448,91 de contrapartida do município.
No Nova Itabuna está sendo concluída mais uma etapa das obras de revitalização da Avenida Ibicaraí. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, já fez a recuperação de ruas laterais à rodovia BR-415 e construiu os canteiros em um lado da pista. Nos próximos dias serão iniciados o paisagismo e plantio de árvores e grama.
E na Avenida Juracy Magalhães prossegue a construção de 2.244 metros quadrados de acostamento e calçadas, às margens do Rio Cachoeira, no trecho que vai até o viaduto, na direção de Ilhéus. Já foram feitos cerca de 80 metros de extensão de passeios, construídas duas rampas e concluídas as obras da implantação de rede esgoto e drenagem, além da construção de um muro de contenção da encosta que ameaçava casas na Vila das Dores.
As obras melhoram a autoestima dos moradores, que estão comemorando a valorização dos imóveis. A maioria afirma que, a partir das intervenções da Prefeitura, deixaram de ser tratados com desprezo. “Isso aqui era muito feio. Moradores de outros bairros e cidades falavam que estávamos uma favela. Agora está muito bonito e nossos imóveis estão valendo mais”, contou a aposentada Maria Joaquina de Jesus, moradora no local há 21 anos.
Já o pedreiro Álvaro Luiz Coelho Barbosa disse que depois as obras de urbanização ele decidiu ampliar e reformar a casa. “Estávamos esperando por essas obras há mais de 20 anos. Enfrentamos transtornos com esgoto descendo pelo morro, muita lama no período de chuva e, quase que diariamente, matávamos cobras que eram atraídas pelos ratos que infestavam a encosta. Ficou muito bom mesmo. Além de valorizar nossos imóveis, as obras elevaram a autoestima da gente”, afirmou Álvaro.

0 Comentários