A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna ofereceu, na manhã desta terça-feira, testes rápidos para detecção do vírus HIV e de sífilis para moradores do bairro Maria Pinheiro. A ação aconteceu durante toda a manhã na Creche Irmã Margarida, na Rua da Liberdade e contou com a participação de profissionais do Centro de Referência Júlio Brito.
Segundo Jonas Santos Barbosa, coordenador do programa municipal “Fique Sabendo”, a ação nos bairros também visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Ao todo 50 testes rápidos foram realizados no bairro Maria Pinheiro, feitos por uma equipe integrada por psicólogo, biomédico, técnico em enfermagem, auxiliares e técnicos em enfermagem.
Os exames são realizados a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo do paciente. O material é colocado em um dispositivo de teste que dá o resultado em até 20 minutos. Para a dona de casa Teresa Rosa, moradora do bairro Maria Pinheiro a ação preventiva é satisfatória para toda a população por garanti o diagnóstico, além de fornecer esclarecimentos sobre situações de risco. “Estou muito satisfeita com esse atendimento aqui na comunidade Maria Pinheiro. Muita gente não tem o devido esclarecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis. O teste é rápido, seguro e não doe”, afirma.
Para Maria Francisca de Oliveira, moradora no bairro Daniel Gomes, a ação do Centro de Referência Júlio Brito deve se estender a outras comunidades. “Fiquei sabendo desse serviço por meu vizinho e vim conferir. Tenho mais de cinquenta anos, mas nunca é tarde para cuidar da saúde”, observa.
O evento segue a programação comemorativa dos 27 anos de fundação da Creche Irmã Margarida, completados hoje. Anualmente a Prefeitura oferece serviços de Saúde naquela entidade para a comunidade do bairro Maria Pinheiro, segundo a técnica do Centro Júlio Brito, Cátia Pereira. Ela destaca que as ações deste ano focaram grupos de risco para DST/AIDS, daí a Secretaria da Saúde ter oferecido o teste rápido e sem custo para conscientizar e avaliar o estado de saúde dos moradores do bairro.

0 Comentários