CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA
Espaço Cultural Professor Josué de Souza Brandão  s/n
GABINETE DO VEREADOR WENCESLAU JR
Bairro da Conceição - CEP 45.600.000
CGC nº 13.235.726/0001-55
Telefone   (073)  2103-2100    Ramal  2107/2139


Ao
Exmo Sr. Ruy Miscócio de Góes Machado
MD Presidente da Câmara Municipal de Itabuna


REQUERIMENTO

O vereador que a este subscreve, com o fulcro que dispõe no Regimento Interno desta Egrégia Casa Legislativa, vem perante Vossa Excelência REQUERER que após a tramitação regimental seja convocada Sessão Especial para discutir a paralisação do Projeto “Sustenta Cidade” implantado pela EMASA. Com a presença do Presidente da EMASA, o Sr Geral Briglia, o Engenheiro Agrônomo Agamenon de Almeida Farias, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sr Antônio Marcelino de Oliveira Santos.


JUSTIFICATIVA

O Projeto Sustenta Cidade consistia em diversas ações para uma possível limpeza do Rio Cachoeira, entre as ações podemos destacar:

- As aguapés seriam contidas em uma barragem pneumática  e de lá retiradas, trituradas, compostadas e transformadas em adubo orgânico;

- O produto iria servir para a cobertura de custos do projeto e seria comprado por produtores de cacau, pela agricultura familiar, horticultura, paisagismo que serviria como abudo.

- a fiscalização da prefeitura iria identificar empresas poluidoras, impedindo-as de continuarem a despejar resíduos não tratados no rio.

-iriam ser implantadas várias unidades de despoluição que utilizarão aguapés jovens como despoluidoras e ao redor dessas unidades seriam, também, construídos, tanques redes com alevinos de tambaquís, carpas e tilápias, que ajudarão inicialmente na despoluição e, quando adultos, no peixamento do Cachoeira;

- seriam colocados “ferohormônios” às margens do Rio Cachoeira – entre os bairros Vila Zara e Nova Ferradas – para combater as muriçocas e outros insetos.

A expectativa era que em 90(noventa) dias depois do projeto implantado os resultados já poderiam ser percebidos pela população. Entretanto, os trabalhos foram suspensos e o que era parte da solução virou um problema pois a contenção das baronesas e o seu não remanejamento está servindo como barreira para a sujeira e o odor está impregnando parte da cidade.
Cabe a esta Casa Legislativa verificar o motivo que levou a um projeto considerado de baixo custo e de grande viabilidade está sem execução.




Nestes Termos,
Pede deferimento.

Plenário da Câmara Municipal de Itabuna, 23 de maio de 2012



Wenceslau Augusto dos Santos Júnior
Vereador

0 Comentários