A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), vai recepcionar 26 estudantes estrangeiros que chegam para realizar intercâmbio em cursos de graduação e pós-graduação. O evento acontece na próxima terça-feira, 16 de setembro, às 9 horas, no auditório do 5º andar da Torre Administrativa José Haroldo Castro Vieira.
Os novos intercambistas são oriundos da Argentina, Colômbia, Haiti, França e Equador. Eles se somam aos 115 estudantes internacionais já matriculados na instituição, totalizando 141 estrangeiros em atividade acadêmica na Uesc. Em contrapartida, 17 estudantes da Universidade estão atualmente em intercâmbio em instituições da Colômbia, Argentina, França e Portugal.
A Uesc mantém, no momento, 56 convênios com instituições de ensino superior em 21 países da Europa, África, Ásia e Américas Latina, Norte e Central. Outros cinco acordos estão em fase de assinatura.
O reitor Alessandro Fernandes destacou a abrangência da política de internacionalização da universidade. “A Uesc optou por não fazer convênios apenas com os países das Américas do Sul e do Norte. Nós buscamos a África, a Ásia, a América Central e a Europa. Nossa opção foi buscar a internacionalização de fato global, com todos os continentes”, afirmou.
O vice-reitor, Mauricio Moreau, ressaltou a importância dessa inserção internacional. “A chegada de estudantes de diferentes países fortalece a troca de saberes e culturas, amplia horizontes acadêmicos e contribui para que a Uesc se consolide como uma universidade comprometida com a formação de cidadãos globais”, declarou.

0 Comentários