A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem sido um dos principais agentes de fortalecimento da agricultura familiar na Bahia, levando assistência técnica qualificada, orientação e acesso a políticas públicas para quem vive da terra. Em Sapeaçu, no Recôncavo baiano, essa atuação vem mudando a realidade de produtores como Aguinaldo Santos, da comunidade de Tapera, que encontrou nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) um caminho para crescer com sustentabilidade e segurança.Produtor de laranja, milho e amendoim, o agricultor familiar, popularmente conhecido como ‘Guil’, cultiva de forma natural e sustentável. Parte do que ele colhe é direcionado para consumo da família, enquanto o excedente é comercializado em feiras, mercados e até no comércio de cidades próximas. Com o suporte técnico da equipe do Instituto Agrovida, entidade de Ater coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à SDR, o agricultor familiar passou a planejar melhor a sua lavoura, aprimorar os processos produtivos e diversificar o destino de seus produtos.
O acesso a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o da Alimentação Escolar (PNAE) também foi um divisor de águas para o agricultor. Com a inclusão nessas iniciativas, ele passou a plantar com mais segurança, sabendo que a produção já tem destino certo.
A atuação do Governo da Bahia, por meio da SDR, continua mostrando a importância de investir no campo para transformar a realidade de agricultores familiares como Aguinaldo que, com organização, crescimento e apoio, conseguem produzir com sustentabilidade e conquistar novos mercados.
0 Comentários