domingo, 15 de dezembro de 2024

‘Esse Lula volta inteiro para cuidar do Brasil’, diz presidente ao receber alta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar na manhã deste domingo (15/12), após internação no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para realizar um procedimento preventivo para evitar novo sangramento na cabeça. A intervenção foi realizada na última terça-feira (10/12) como desdobramento do acidente doméstico que sofreu em outubro, quando bateu a cabeça. Após o anúncio dos médicos, o presidente chegou à coletiva e fez um relato sobre o problema de saúde e sua recuperação e se emocionou. Lula afirmou que acreditava estar curado e só teve a real noção do quadro após passar pela cirurgia. “Só fui ter noção da gravidade já depois da cirurgia, mas estou tranquilo, me sinto bem. Vocês sabem que eu reivindico o direto de viver até os 120 anos. Então, tenho muita expectativa e sou muito disciplinado para fazer as coisas, tenho um compromisso muito grande com esse País”, disse. “Eu estou voltando para casa tranquilo e certo de que estou curado e que preciso apenas me cuidar, mas posso voltar a trabalhar normal”, afirmou. Lula disse que seguirá com disciplina as orientações de cuidados previstas pela equipe médica e que fará um grande governo para, ao final de 2026, encerrar o mandato de cabeça erguida como fez em 2010. “Recuperamos tudo o que tinha que recuperar, você sabem a quantidade de coisas que estavam desmontadas nesse País”. “Eu quero entregar, em 31 de dezembro de 2026, entregar essa Brasil mais alegre, sem fome, com mais emprego, com mais respeito, sem mentira”.
Próximos passos O médico Roberto Kalil Filho informou que o presidente ficará em São Paulo pelo menos até a próxima quinta-feira (x/12), quando será realizada uma tomografia de controle para reavaliação. “Optamos por uma permanência em São Paulo para um acompanhamento mais de perto. O presidente está em alta hospitalar, não de alta médica”, disse Roberto Kalil. E completou “Se na quinta-feira estiver tudo bem, como a gente espera, ele poderá ir para Brasília”. De acordo com o médico, assim que deixar o hospital o presidente Lula pode retomar as atividades normais relacionadas ao cargo como reuniões e despachos. As restrições, segundo ele, são para atividades físicas e viagens internacionais. Voos curtos estão liberados.
Histórico Lula passou por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10/12) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro, quando caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça. Na quinta-feira (11/12), pela manhã, o presidente foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média). A intervenção foi feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. O procedimento ocorreu sem intercorrências. Ainda na quinta, Lula fez novos exames e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, que havia sido colocado na terça. Na sexta-feira (13/12), o presidente divulgou um vídeo caminhando pelo corredor do hospital e afirmou estar “firme e forte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário