quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Merco lança a edição 2024 do ranking Merco Talento, que reconhece as melhores empresas do Brasil em atração e retenção de talentos

A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que realiza estudos de reputação e publica os rankings de referência na América Latina, Espanha, Portugal e Itália, apresenta a segunda edição do ranking Merco Talento no Brasil. A pesquisa 2024 reconhece as 100 empresas que mais se destacam em atração e fidelização de talentos. O setor de Cosméticos e Perfumaria aparece em destaque com Natura na liderança; o Mercado Livre que subiu 13 posições, ocupa o segundo lugar; e o Grupo Boticário na terceira posição do ranking. O Top 10 é completado por Ambev (4º); Nestlé (5º); Amazon (6º); Google (7º); Itaú Unibanco (8º); Toyota (9º) e Pfizer (10º). O estudo indica que sete empresas de 2023 permanecem entre as 10 primeiras posições em 2024, o que demonstra a preocupação em gerar um ótimo ambiente de trabalho para garantir a alta reputação. Nessa edição da pesquisa, é possível observar também que oito das 10 melhores empresas do ranking Merco Talento também estão entre as companhias de melhor reputação empresarial, indicando que existe uma correlação direta entre uma empresa ter boa reputação e ser reconhecida com marca empregadora, ou seja, uma organização com capacidade de atrair e fidelizar talentos.
Vale destacar as ascensões da Mondelez, que subiu 69 posições e ocupa agora a 21ª posição, seguida pela Mercedes-Benz que alcançou a 31ª colocação galgando 55 posições, e a Cosan, que avançou para o 22º posto, crescendo 52 posições.
Entre os 36 setores que compõe o ranking 2024, os destaques vão para o setor de Alimentos, com oito empresas, liderado pela Nestlé; os setores da Indústria Automotiva, liderado pela Toyota, seguido pelo setor de Serviços Financeiros, liderado pelo Itaú Unibanco, cada um com seis empresas.
O Merco Talento vai além de um monitor composto pelas avaliações dos próprios colaboradores das empresas e um benchmarking de indicadores de gestão de pessoas. O ranking também é um monitor de marca empregadora, que mede a atratividade para os públicos externos que avaliam as empresas. Além disso, possui a avaliação de profissionais especializados na área de Talentos. Dessa forma, esses três eixos do ranking analisam os aspectos fundamentais: Reputação Interna, Marca Empregadora e Qualidade do Trabalho. Além disso, é importante ressaltar que a participação no Ranking Merco Talento é gratuita, e depende exclusivamente do reconhecimento das empresas em sua capacidade para atrair e fidelizar talentos entre os diferentes stakeholders”, destaca Olszenski.
Com isso, o Diretor da Merco destaca que fazer parte do Ranking Merco Talento traz para as empresas a vantagem de ter ferramentas para estabelecer relações ainda mais sólidas e duradouras com seus colaboradores, aprimorando suas políticas de atração e fidelização de talentos. Já para os estudantes e ex-alunos, o ranking é um guia para a escolha e o acompanhamento de organizações alinhadas às suas expectativas.
O estudo traz informações fundamentais para definir políticas internas em cada organização, fortalecendo a competitividade, a reputação e o compromisso com a excelência e seu reconhecimento como marca empregadora. As empresas, ao adquirirem o relatório analítico aprofundado, têm acesso a informações preciosas sobre a visão de cada stakeholder avaliado, incluindo comparações com outras companhias e com a média das empresas avaliadas.

Site: https://www.merco.info/br/

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