domingo, 14 de julho de 2024

Subúrbio recebe “Boca de Brasa Apresenta”

O Balé Jovem de Salvador, a atriz de comédia Déa Rodrigues e o multiartista DICERQUEIRA são as atrações da segunda edição do “Boca de Brasa Apresenta” do Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. No dia 19 de julho, às 19h, o evento, que é aberto ao público, com entrada gratuita, vai ocupar o palco do Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360°, localizado no bairro de Coutos. Além da companhia de dança e dos artistas que se apresentam como participantes do Programa, o grupo Teatro na Comunidade é convidado para representar a força criativa do território do Subúrbio.
Vindo com a coreografia “AGNI”, de Clara Boa Sorte, o Balé Jovem de Salvador mergulha nas dinâmicas e qualidades do fogo, explorando as nuances de intensidade dessa força através do movimento. Com a peça “Tá Livre Aê?”, Déa Rodrigues materializa no corpo as muitas histórias vividas diariamente como a taxista que também é. Já DICERQUEIRA chega com o set “Algunas Refs”, um processo de experimentação em que apresenta canções de artistas latinos que são suas referências. Os três integram o grupo de 15 iniciativas de Salvador selecionadas para cumprir o percurso de qualificação do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas, que é realizado pela Fundação Gregório de Mattos em parceria com a Associação Conexões Criativas.
Completando a noite, o Teatro na Comunidade é um projeto social de formação teatral que há três anos movimenta a região da Nova Constituinte, no Subúrbio, e chega na programação como convidado do território. O coletivo vai encenar “Resistência AfroIndígena”, que evidencia a riqueza cultural da formação da identidade cultural do povo brasileiro. O espetáculo investiga a matriz indígena e a matriz africana de nação banto através do culto dedicado aos Encantados – denominação dada pelas comunidades indígenas e absorvida pela cultura do axé de nação banto em tratamento aos caboclos.
Selecionada através do Edital 006/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, a Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário