sexta-feira, 5 de julho de 2024

SENAI e Vestas assinam parceria para formar profissionais em energia eólica

O Brasil tem 10% dos empregos em energias renováveis em todo o mundo e já ocupa a segunda posição entre os países que mais empregam nesse setor, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês). Levantamento da organização mostra que o país tem cerca de 68 mil postos de trabalho somente em energia eólica. Diante da necessidade de preparar os profissionais para construção, operação e manutenção dos parques eólicos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmou parceria com a empresa Vestas para formar jovens a partir dos 18 anos, com ensino médio completo. A assinatura do projeto aconteceu nesta quarta-feira (3), no edifício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A primeira turma será de 60 aprendizes de 18 a 24 anos, que serão contratados pela Vestas nos meses de agosto e setembro desse ano, e qualificados pelo SENAI no curso técnico em Eletromecânica. Depois de formados, esses jovens estarão prontos para atuarem em funções de operação e manutenção em parques eólicos localizados no Rio Grande do Norte e na Bahia. A grade curricular será desenvolvida em conjunto – combinando experiência do SENAI e o expertise técnico de nível global da equipe de formação profissional da Vestas. A oferta de cursos será expandida gradativamente para outros estados e estarão disponíveis também para profissionais acima dos 25 anos, como opção de capacitação complementar e de atualização de conhecimentos, para habilitá-los a ingressar e desenvolver carreiras de sucesso no setor eólico. “A transição energética é provavelmente a maior revolução industrial da história, e isso exige ter pessoas com as competências necessárias atuando no mercado. A formação da nova mão de obra brasileira é essencial para desenvolver o mercado de energia eólica, gerar empregos qualificados e manter padrões de qualidade no desempenho”, disse João Guilherme Alves, Vice-presidente de Pessoas & Cultura da Vestas para a América Latina.
Segundo ele, a parceria permitirá ao país contar com uma estrutura muito robusta de ensino técnico para o setor: “estamos comprometidos em apoiar essa construção de conhecimento, juntamente com o SENAI que é, sem dúvida, um ator de referência nesse ecossistema. Para além das oportunidades de carreira disponíveis na Vestas, o setor como um todo poderá ser beneficiado por essa inciativa, contando com o SENAI como parceiro forte, um hub completo de formação de mão de obra altamente qualificada para protagonizar as ações de mudança de uma indústria em crescimento”.
“Ao firmar a parceria com uma empresa que é referência mundial em soluções de energia eólica, o SENAI mostra que está comprometido em oferecer uma formação especializada e alinhada com as novas tecnologias e processos do setor de energias renováveis. A transição energética é uma demanda e uma realidade para a indústria; e o Brasil tem grande potencial. Mas, para isso, precisa ter profissionais especializados”, reforça o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal.
Transição energética
As energias renováveis são um motor de grande valor social para a criação de emprego, para a descarbonização e para a transformação dos setores industriais. A migração para fontes de energia mais limpas e sustentáveis não só reduzirá as consequências das alterações climáticas, como também ajudará a diversificar a matriz energética, reduzir a vulnerabilidade econômica, promover a inovação e a criação de novos empregos – que poderão inclusive substituir alguns hoje alocados na indústria dos combustíveis fósseis. “A expansão das energias renováveis exigirá um número crescente de profissionais especializados e técnicos com conhecimento aprofundado para fabricar, construir, operar e manter o funcionamento de turbinas eólicas de alta tecnologia. E é preciso preparar essa força motriz desde já”, lembra Maycon de Souza Silva, gerente do Centro Regional de Treinamento da Vestas, localizado em Natal/RN. A união de esforços entre Vestas e SENAI já vem de longa data. Antes de firmar essa parceria em âmbito nacional anunciada hoje, Vestas e SENAI trabalharam juntos no desenvolvimento de programas sociais com foco em educação, voltados para as comunidades que vivem nas imediações de parques eólicos construídos pela Vestas no Nordeste para alguns clientes. Como resultado desse esforço, nos últimos dois anos, foi possível formar quase duas centenas de moradores de regiões em condição de vulnerabilidade social, dando a eles novas oportunidade e perspectivas de vida.
Da Agência de Notícias da Indústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário