quinta-feira, 9 de maio de 2024

COLEGIADO DA MULHER APROVA NOVA EDIÇÃO DO ENCONTRO ESTADUAL DE VEREADORAS

Foto: Neusa CostaMenezes /AgênciaALBA - A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa aprovou, na reunião ordinária desta quarta-feira (8), na Sala José Amando, a realização de audiências públicas, uma nova sessão itinerante para o interior da Bahia e definiu que a Casa do Povo deverá promover a segunda edição do Encontro Estadual de Vereadoras, que provavelmente acontecerá em 5 junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com a presidente do colegiado, deputada Soane Galvão (PSB), é preciso aumentar a participação feminina na política, sendo este evento de fundamental relevância em razão das próximas eleições municipais. “Em agosto de 2023, tivemos aqui o primeiro encontro, com a presença de mais de 200 vereadoras. Agora, diante do pleito de outubro, elas solicitaram que pudesse haver debates sobre as regras eleitorais na campanha e a violência política de gênero”, explicou a socialista. Suplente do colegiado, o líder da Maioria na Casa Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), marcou presença na reunião e enalteceu a força da mulher na política, citando que a população de Itororó, onde ele nasceu, vem apoiando a pré-candidatura de duas mulheres, que se juntaram para compor uma chapa, visando ganhar a prefeitura. “Fizemos uma pesquisa qualitativa que mostrou a importância de ter mulheres na disputa para o Poder Executivo municipal. A cidade virou uma empolgação total e o empoderamento feminino gerou uma maior participação da sociedade nessa caminhada”, destacou. O petista parabenizou a deputada Soane Galvão pela iniciativa de promover o encontro com as vereadoras e sugeriu que as pré-candidatas às prefeituras baianas fossem também convidadas para discutir os principais problemas que enfrentam no dia a dia em suas localidades.
A deputada Fabíola Mansur (PSB) conseguiu a aprovação de três audiências públicas, ainda sem datas escolhidas. A primeira delas com o tema “Ressignificação de Conceitos: o que é o Amor”, para falar sobre relacionamentos tóxicos que trazem como consequência a violência doméstica contra a mulher. A segunda audiência pretende debater “Quebrando Barreiras: Desafiando o Etarismo e Elevando a Autoestima das Mulheres”. A última reunião é para tratar da saúde que aflige o universo de muitas mulheres: “Sangramento Uterino Anormal: Alternativas do Tratamento Clínico”. A médica oftalmologista Fabíola Mansur, que também é procuradora especial da Mulher na ALBA, pediu espaço para que, em uma das reuniões da comissão, pudesse apresentar os resultados obtidos neste curto período da PEM, que foi instalada em 23 de novembro de 2023.
A deputada Maria del Carmen (PT) sugeriu ao colegiado a realização de uma sessão itinerante no município de Carinhanha distante mais de 1.000 km de Salvador. A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pediu o apoio das colegas para a atual prefeita, Francisca Alves Ribeiro, a popular Chica do PT, que tenta a reeleição na cidade, e vem sofrendo ataques de outros políticos. “Já fui três vezes ao município para sair em defesa da prefeita, inclusive para manter sua integridade física. A presença da bancada feminina da Assembleia Legislativa daria essa dimensão de que a prefeita não está só, e tem nosso apoio”, declarou a decana da Casa. As deputadas Ludmilla Fiscina (PV) e Cláudia Oliveira (PSD) participaram da reunião e apoiaram as decisões tomadas pelo colegiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA MERCADO LIVRE