quinta-feira, 8 de junho de 2023

De barbeiro a embaixador da GA.MA Italy: conheça a trajetória de sucesso de Allan Calixto

Com uma carreira de 24 anos, Allan Calixto é hoje uma das maiores referências brasileiras no mundo da barbearia, além de ser reconhecido como o “rei do degradê”, aquele corte, famoso entre os homens, que é mais alto no topo com uma finalização mais baixa nas laterais e na nuca. Além disso, para coroar a trajetória de sucesso, Allan Calixto é embaixador da GBS, linha de produtos profissionais da GA.MA Italy, criada especialmente para os barbeiros. “Tudo começou quando um amigo apareceu com um corte degradê muito bem feito e que me chamou a atenção. Como, na época, a minha formatura estava próxima de acontecer, resolvi cortar o cabelo no mesmo lugar que ele”, relembra o barbeiro. “Acabei me interessando por esse mundo e fiz um curso com o dono daquela barbearia. Aquelas primeiras 8 aulas abriram meus horizontes e foi lá que a minha jornada como barbeiro começou”, conclui. Porém, o início de carreira não foi fácil e Calixto enfrentou muitas dificuldades até deslanchar na profissão. “O maior problema, quando comecei, era encontrar quem me desse uma oportunidade de mostrar meu trabalho, afinal, o cliente precisa ter plena confiança no barbeiro para deixar que ele corte seu cabelo”, explica Calixto. Já em 2014, com um espaço próprio e mais de uma década de profissão, ainda havia entraves, conforme lembra o profissional. “Eu estava endividado e sentia que a minha carreira estava estagnada, o que era desanimador. Tive até uma conversa séria com a minha mãe e contei que estava pensando em desistir da barbearia”, conta Allan Calixto. “Foi quando, na mesma semana desse papo, eu vi em uma rede social que ia acontecer, no Rio de Janeiro, o primeiro campeonato mundial de barbeiros. Enxerguei isso como uma oportunidade de me arriscar em um novo, e talvez derradeiro desafio, e me inscrevi, mesmo não tendo muito tempo para me preparar da melhor forma”, recorda ele. Nesse campeonato, porém, o impensável aconteceu: Calixto se consagrou como primeiro campeão mundial em cortes degradê e passou a ser visto como referência internacional entre os barbeiros. “Depois dessa competição, a minha vida mudou. Muita gente começou a me procurar e eu percebi que tinha conhecimentos e experiências que poderiam ser compartilhadas com outros profissionais. Foi aí que comecei a dar cursos e passei a ser cada vez mais conhecido como um dos grandes nomes do ramo”, diz o barbeiro. Já como educador e uma dos mestres mais aclamados do corte degradê, a coroação do sucesso de Allan Calixto veio com sua parceria com a GA.MA Italy. “Em 2018, fui convidado para ministrar um curso para os técnicos da GA.MA. Vi aquilo como uma grande oportunidade, afinal eu estava em contato com uma empresa internacional de grande porte”, afirma Calixto. “A partir daquele curso, criamos uma relação de parceria que dura até hoje e continua sendo motivo de orgulho e reconhecimento para mim”, conclui.
Sonho grande - Desde o começo da sua trajetória como barbeiro, em 1999, Allan Calixto passou por vários momentos de dúvida e indecisão, na tentativa de se sobressair em seu mercado de atuação. “Porém, sempre continuei acreditando que poderia chegar em um lugar de destaque e conquistar meus objetivos. Além de compartilhar conhecimentos nos meus cursos e nas redes sociais, um dos meus principais objetivos é hoje que minha história sirva de inspiração para os mais novos correrem atrás dos seu sonhos”, explica Calixto.
Conselho de quem chegou lá -  “Para quem está começando, a melhor escolha é se aproximar de alguém do ramo que você admira e tentar aprender o máximo com ele. Investir em conhecimento e sempre dar o seu melhor é, sem dúvida, a grande chave para o sucesso”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA MERCADO LIVRE