Alice Portugal é homenageada na Assembleia de Santa Catarina
A solenidade foi presidida pelo deputado Reno Caramori (PP), que falou sobre a importância do farmacêutico para a saúde da população a uma platéia composta por representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) de todo o Brasil, do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (SindFar/SC) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), além de empresários, acadêmicos e estudantes da área.
A transformação das farmácias em estabelecimentos de saúde e a necessidade da presença do farmacêutico para garantir assistência ao paciente no balcão foi a bandeira defendida por todos os representantes do setor. Segundo a presidenta do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, Hortência Tierling, “todo o arcabouço jurídico e técnico que precisava ser construído para a Farmácia Estabelecimento de Saúde se consolidar como lei federal já está erguido”.
Otimista, Hortência Tierling acredita que “o ano de 2013 deve ser o ano da colheita. Temos, no Congresso Nacional, a força de parlamentares que têm feito a diferença. A deputada federal baiana Alice Portugal, presidente da Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica, também homenageada nessa noite, tem sido uma aliada no desenvolvimento político da Farmácia Estabelecimento de Saúde”.
Visivelmente emocionada, a deputada agradeceu a distinção. “É uma honra contar com o reconhecimento desta casa legislativa, que abre suas portas para os farmacêuticos e nos possibilita dar visibilidade à categoria, levando a nossa luta pela transformação da farmácia em estabelecimento de saúde para toda a sociedade. Medicamento não é uma mercadoria qualquer. Medicamento é vida”, enfatizou.
Com formação em Farmácia Bioquímica, Alice tem protagonizado lutas importantes no Congresso Nacional em relação à regularização de medicamentos no Brasil e à proibição de outros. O debate acerca das questões sanitárias da regulação brasileira também tem mobilizado a parlamentar. Atualmente, ela trabalha para derrubar a proibição da comercialização de inibidores de apetite pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: Ascom/Gabinete da deputada Alice Portugal
0 Comentários