O Programa de Melhoria da Infraestrutura Educacional desenvolvido desde 2013 pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Educação (SEC), já consumiu recursos próprios da ordem de mais de R$ 1 milhão em reformas, pequenas intervenções e manutenção de escolas e creches da Rede Pública Municipal de Ensino. Até o final de junho, mais duas unidades escolares – Brasília Baraúna, no São Roque, e Pedro Jerônimo, no bairro do mesmo nome – serão entregues totalmente reformadas à comunidade.
Somente neste semestre foram reformadas as escolas Flávio Simões, no bairro da Califórnia; Maria Raimunda Oliveira, no Santo Antônio; Juca Leão, no bairro Manoel Leão; Henrique Dias, no Conceição; Ana Francisca Messias, no bairro de Ferradas; e Genival Correia de Almeida, no Parque Boa Vista. Também passaram por intervenções a Creche Santa Maria Goretti, no bairro da Mangabinha, e duas escolas do campo – a do Assentamento Manoel Chinês e a Escola Filemon Brandão, na Fazenda Nova Esperança.
De acordo com o Setor de Manutenção e Conservação do Patrimônio Público da SEC, na Escola Brasília Baraúna as intervenções incluem reparos no telhado, instalações elétricas e hidráulicas, troca de piso na área externa, recuperação do muro, revitalização da área verde e recreação, bem como pintura interna e externa. Municipalizada no ano de 2006, a unidade escolar atende 290 alunos, nos turnos matutino e vespertino, do 4º e 5º anos finais do ensino fundamental, que residem nos bairros São Roque, Monte Cristo, Novo Horizonte, Fátima II e nos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II.
Na Escola Pedro Jerônimo, as obras incluem a reforma total da cozinha e refeitório, retelhamento, manutenção de sanitários, recuperação do muro de proteção, implantação da área de lazer e convivência com jardinagem, além de pintura interna e externa. Inaugurada em maio do ano 2000, a escola atende 315 alunos nos três turnos – matutino, vespertino e noturno – no segmento da educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e no Programa de educação de Jovens e Adultos (Proeja), residentes nos bairros Pedro Jerônimo, São Pedro, Daniel Gomes, Zizo e Maria Pinheiro.

0 Comentários