A equipe da Rede Municipal de Saúde de Itabuna deu as boas-vindas a oito médicos e seis enfermeiros designados pelos programas Mais Médicos e de Valorização da Atenção Básica (Provab) para reforçar o atendimento na Rede Municipal de Saúde. Em encontro bem humorado nesta terça-feira, no auditório da Santa Casa de Misericórdia, os profissionais foram acolhidos com apresentações musicais e dinâmicas de grupo, além de informações sobre a rotina de trabalho, carga horária, unidades para as quais serão destinados e importância do serviço para a população.
Dois médicos vieram por meio do Provab e seis pelo programa federal Mais Médicos, sendo duas cubanas e quatro brasileiros, um deles formado em Cuba, mas já com registro liberado pelo Ministério da Saúde. Os médicosdevem dedicar 32 horas para atendimento e 8 horas para estudos e especialização em Saúde da Família. Já os enfermeiros fazem a ligação entre as unidades e a Rede Municipal de Ensino realizando palestras, orientações e intervenções pelo programa “Saúde na Escola”.
Na primeira fase da acolhida, os profissionais ouviram um relato dos agentes comunitários de saúde sobre as expectativas da comunidade e foram informados sobre os programas dos quais fazem parte, o fluxo de trabalho e a gestão estratégica do Sistema Municipal de Saúde. Na parte da tarde, o evento continuou com apresentações sobre os departamentos de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância a Saúde e o Sistema de Informação da Secretaria da Saúde.
A segunda fase de apresentação será uma visita guiada às unidades básicas da Secretaria da Saúde, na sexta-feira (28). Na próxima semana será realizada a terceira fase, com vistas às unidades e áreas específicas onde eles vão trabalhar.

DESAFIOS
Durante a acolhida o secretário da Saúde, Plínio Adry, lembrou aos médicos e enfermeiros que é grande o desafio na Rede Municipal de Saúde. Ele explicou que a administração municipal tem trabalhado com muito esforço para garantir melhores condições de atendimento aos pacientes e facilitar a atividade dos profissionais. Já o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, revelou que a gestão municipal tem bastante confiança na equipe da Secretaria da Saúde, que tem como grande desafio resgatar a saúde no município.
A médica cubana Teresa Mario Pino Crespo se declarou muito feliz por chegar a Itabuna e disse esperar contar com o apoio de todos para realizar um bom trabalho. Por sua vez, o enfermeiro Lucas Santana lembrou a importância do profissional enfermeiro na gestão do Sistema de Saúde e na construção conjunta com a medicina. “É uma parceria”, disse.
Também participaram da acolhida aos novos profissionais da Secretaria da Saúde o presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira; vereador Cesar Brandão, líder do governo; a coordenadora de Referência Descentralizada do Ministério da Saúde no Sul da Bahia, Terezinha Marques da Silva; a representante da 7ª Diretoria Regional de Saúde, Ligia Martins; e a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Michele Andrade. Também o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves; secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwell Silva, coordenadores e diretores de órgãos da administração municipal.

0 Comentários