UNEB inicia curso de extensão com foco em permacultura e agroecologia em Viveiro Ecopedagógico

A UNEB deu início às atividades do curso de extensão no espaço do Viveiro Ecopedagógico, localizado no Campus I, em Salvador. A formação, iniciada na última terça-feira (27), tem como objetivo promover uma metodologia de vivência prática, integrando conhecimentos em permacultura, agroecologia e sustentabilidade. “O curso visa proporcionar aos participantes uma experiência prática e teórica sobre permacultura, agroecologia e sustentabilidade. A proposta é que os estudantes compreendam como funciona a organização de um viveiro, aprendam técnicas de plantio e reflitam sobre o papel da permacultura dentro de um contexto mais amplo”, explicou o professor Diógenes Silveira, um dos coordenadores da ação e docente da UNEB. Durante a formação, os participantes têm contato direto com a terra e aprendem práticas voltadas à agricultura sustentável. “Com a participação nesse curso, minha expectativa é influenciar o maior número possível de pessoas a enxergar a importância do cuidado com a natureza e levar esse olhar para dentro de casa, para os nossos ambientes cotidianos”, disse Rillari Doria, estudante da formação e do curso de Turismo e Hotelaria da UNEB. O curso conta com a participação de cerca de 20 pessoas e possui carga horária de 20 horas.
Viveiro Ecopedagógico – É uma iniciativa vinculada ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I, com apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade. “O espaço, que começou com a produção de mudas sob uma mangabeira, hoje é um ponto de visitação constante. As pessoas vêm, colocam a mão na terra, ajudam na produção. É um espaço vivo, que envolve tanto a comunidade acadêmica quanto a externa”, ressaltou Alexsandro Santos, integrante do projeto.
Com cerca de 1.500 metros quadrados, o Viveiro, localizado no Campus I da Universidade, em Salvador, abriga espécies nativas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. As mudas produzidas são utilizadas em ações de reflorestamento e também doadas para comunidades do interior do estado.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Adonis Carvalho/Ascom
0 Comentários