quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Hospital de Base inaugura novo centro cirúrgico com equipamentos de ponta



O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães inaugura em solenidade programada para as 10 horas do próximo dia 15, um moderno e bem estruturado centro cirúrgico, depois da construção de mais uma sala cirúrgica e a reforma completa das outras três. As quatro unidades, que serão entregues à população neste mês, receberam equipamentos de ponta, a exemplo de mesas cirúrgicas elétricas, foco de luz de LED e arco cirúrgico. Também foram construídos uma sala de recuperação anestésica e banheiros masculino e feminino.
A coordenadora do centro cirúrgico, enfermeira Daniela de Aguiar Monteiro, citou inúmeras vantagens que os novos aparelhos trarão aos profissionais de saúde e, principalmente para os pacientes. Entre os quais estão as camas cirúrgicas. “São bem mais seguras ao permitir movimentos precisos, já que são movidas por meio de eletricidade, o que facilitará a vida da equipe de profissionais que trabalham no centro cirúrgico” disse.
Segundo explicou a partir do funcionamento dos modernos equipamentos tecnológicos, os enfermeiros e assistentes não precisarão mais pegar peso no transporte do paciente, principalmente se for obeso, para o procedimento cirúrgico.

INVESTIMENTOS
Com relação ao arco cirúrgico, a enrmeira explicou que é um equipamento de raios-x importante, capaz de produzir imagens digitais em tempo real. “Com esse equipamento é possível à elaboração de diagnósticos por imagem instantânea, mais eficaz e com maior qualidade das imagens”, assegura.
O diretor-presidente da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI), médico Silvane Chaves, informou que os novos equipamentos custaram R$1,5 milhão, recursos provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União apresentadas pelo deputado federal Jutahy Magalhães e o então senador João Durval Carneiro.
Já na reforma na estrutura física do centro cirúrgico foram investidos R$148 mil, em verbas repassadas pela Justiça do Trabalho, como resultado de indenizações trabalhistas e ações coletivas propostas pelo Ministério Público do Trabalho, “numa ação plausível e solidária da juíza Eloina Machado”, destacou o diretor-presidente da FASI. Segundo ele, o Hospital de Base realiza cerca de 360 cirurgias por mês, número que poderá ser ampliado com a entrega do centro cirúrgico.

SENSIBILIDADE
O secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, destacou a importância das ações de parlamentares e de instituições como a Justiça do Trabalho voltadas, principalmente para a saúde pública. “Atitudes como estas permitem não só a reestruturação física e aquisição de novos equipamentos para a unidade hospitalar, mas garantem o aumento e melhoria dos serviços prestados à população regional, que poderá contar com um atendimento mais eficaz e de excelência numa das maiores unidades de saúde pública do interior do estado.
“Nesses quatro anos o Hospital de Base deu salto imenso de qualidade com uma evolução técnica em 100%, o que mostra a preocupação e sensibilidade da gestão do prefeito Claudevane Leite em investir na unidade, visando uma melhor assistência tanto aos profissionais de saúde quanto aos pacientes”, reforçou a coordenadora do centro cirúrgico, Daniela de Aguiar Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA MERCADO LIVRE